Como escovar corretamente

Na literatura odontológica existe uma variedade de técnicas recomendadas para uma boa higiene bucal e todas podem ser eficazes. O sucesso de tal ato não está na técnica empregada, mas pela ação consciente do que ela significa. A única técnica que é praticamente inútil é aquela que a maioria das pessoas encara como "escovar os dentes" (maneira muito utilizada para escovar os sapatos) - a utilização de longas escovadas horizontais que arranham o colo dos dentes, danificam a gengiva e não penetram nos cantos e frestas onde a placa se concentra.

Alguns conselhos úteis devem ser seguidos:

- Esqueça sua maneira de escovar os dentes, tente e escove entre eles.
- A placa perigosa está próxima e sob a gengiva, especialmente entre os dentes.

Atenção

Seu cirurgião-dentista é a pessoa mais adequada para orientá-lo na prevenção da saúde e da integridade dos seus dentes. Procure-o, no mínimo, a cada 3 meses. Uma correta higienização é essencial para uma boa saúde bucal. Devemos usar o fio dental, escova de dentes com cerdas macia e uma escovação correta.

Técnica correta de escovação

Nos dentes de cima faça movimentos de varredura da gengiva para o dente (de cima para baixo), começando nos dentes de trás do lado esquerdo e terminando do direito, do lado de dentro e do lado de fora. Depois escovar com movimentos de vai-e-vem a parte que mastiga os alimentos.

Nos dentes de baixo faça movimentos de varredura da gengiva para o dente (de baixo para cima), começando nos dentes de trás do lado esquerdo e terminando do direito, do lado de dentro e de fora. Depois escovar com movimentos de vai-e-vem a parte que mastiga os alimentos.

Nos dentes da frente, coloque a escova em pé na parte de trás dos dentes, fazendo movimentos de cima para baixo e, nos dentes de baixo, faça de baixo para cima.

Escovar a língua, pois ela pode reter também restos de alimentos, que vão servir de comida para as bactérias, além de causar mau hálito.

Observe as fotos a seguir:

Prevenção na escovação

Quando estiver escovando as superfícies mastigatórias use movimentos de "vai-vem" esfregando a superfície dental para frente e para trás e escove atrás dos últimos dentes. Deve-se repetir os movimentos de 5 a 10 vezes por grupo dental, conforme a maior ou menor tendência de acúmulo de placa bacteriana, indicada pela revelação de placa. Insista com mais movimentos nas regiões onde o acúmulo de placa é maior.

Obs.: para um melhor resultado, use anti-sépticos bucais e visite o seu dentista regularmente.

Uso correto do fio dental

Qual a maneira correta de usar o fio dental?

Usando o fio corretamente, ele remove a placa bacteriana e os resíduos de alimentos das áreas onde a escova dental não tem acesso, por exemplo a linha da gengiva e as áreas entres os dentes.Recomenda-se o seu uso diariamente pois a placa que fica nessas áreas pode levar ao aparecimento de cárie e doenças gengivais.

Modo de usar:

1- Enrole uns 40 cm de fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns 10 cm entre os dedos.
2- Segurando o fio entre o polegar e o indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes
3- Passe com cuidado o fio ao redor de cada base de cada dente,Nunca force o fio contra a gengiva, pode cortar e machucar o frágil tecido gengival.
4- Use a parte nova do fio dental para cada dente a ser limpo
5- Para remover o fio, usar movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.

Qual o melhor tipo de fio?

Existem dois tipos, Fios de nylon (multifilamentado) e Fios de PTFE(monofilamentado)
No mercado há fios encerados ou não, com sabores ou não.O fio de nylon tem muitas fibras e pode rasgar durante o seu uso ou desfiar , principalmente quando os dentes são muito juntos.

Embora seja mais caro o fio de PTFE, ou filamento único , desliza facilmente entre os dentes, mesmo com pouco espaço, e não se rompe.

Usados de maneira correta os dois tipos de fio removem placa bacteriana e resíduos de alimentos adequadamente.

Atendimento online:

CUNHA FERREIRA ODONTOLOGIA & ASSOCIADOS
Av. Paulista, 1499, Loja 59 - Piso Alameda Casa Branca - ao lado do Metrô  Trianon-Masp Logo metro
Galeria Conde Andrea Matarazzo - São Paulo - SP - CEP 01311-200
Tel.: (11) 3555-1544 E-mail: cfodonto@cfodonto.com.br