numeros ancoras 1ª. Consulta
numeros ancoras Medicação pré-operatória?
numeros ancoras Tipos de cirurgias
numeros ancoras Indicações das exodontias
numeros ancoras Quantos dentes do siso existem?
numeros ancoras Em que idade eles normalmente erupcionam?
numeros ancoras Todo mundo tem o dente do siso?
numeros ancoras Por que às vezes eles não erupcionam?
numeros ancoras 0 que acontece se ele ficar dentro do osso (não erupcionar)?
numeros ancoras 0 que acontece se ele erupcionar parcialmente?
numeros ancoras É verdade que o dente do siso empurra os outros dentes, provocando mudanças de posição?
numeros ancoras Quando a gengiva do dente do siso que está erupcionando inflama, o que fazer?
numeros ancoras Quando é indicada a extração do siso?

A Cirurgia Bucomaxilofacial ou mais corretamente, cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, é uma especialidade da odontologia, que trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal e anexos, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula, envolvendo a região compreendida entre o osso hióide e o supercílio de baixo para cima, e do tragus a pirâmide nasal, de trás para diante.

Dentre as doenças existem os tumores benignos e malignos, os cistos dos maxilares, as provocadas por fungos, vírus, e manifestações associadas a doenças sistêmicas como AIDS, tuberculose, sífilis entre outras. As deformidades faciais são compreendidas desde as seqüelas de doenças como o câncer, os traumas severos, ou distúrbios do desenvolvimento, como as síndromes ou alterações do desenvolvimento como o prognatismo (aumento dos maxilares), micrognatismo (diminuição dos maxilares) ou a combinação delas.

Existem registros de reduções de fraturas da face, rudimentares porém eficientes, e estes princípios foram utilizados como base para os tratamentos atuais. A cirurgia bucomaxilofacial é de âmbito ambulatorial ou hospitalar. Nos ambulatórios ou consultórios são exercidas cirurgias menores, na sua grande maioria sob anestesia local, onde são por exemplo removidos dentes inclusos, pequenos tumores benignos, cistos, lesões periapicais ou paradentais, implantes dentários, cirurgias para adaptações protéticas entre outras. As cirurgias de grande porte são realizadas sob anestesia geral em ambiente hospitalar e demandam maiores cuidados. São as cirurgias de grandes tumores, fraturas faciais, cirurgias ortognáticas entre outras. Na atualidade em que aumenta assustadoramente o número de casos de traumatismos faciais, em que a sobrevida do paciente após o trauma inicial tem sido assegurada com maior constância,é mais que necessário um serviço da especialidade no município.

A princípio os procedimentos menores incluem as exodontias (extração de dentes) exodontias de dentes não irrompidos, ou que ao se desenvolverem não se acomodaram na arcada devido a falta de espaço, que neste caso é necessário um exame mais detalhado do caso, como radiografias, ou mesmo tomografias computadorizadas para um melhor diagnóstico e planejamento cirúrgico. A remoção de cistos do complexo maxilo-mandibular, que são lesões que se desenvolvem dentro do osso e o expandem, contendo líquido no seu interior, desencadeado por diversas causas. Os tumores de pequenas proporções oriundos de glândulas salivares, aumento de volume nas gengivas, ou dos tecidos adjacentes. Correções cirúrgicas para adaptação de próteses, implantes osteointegrados, também compõe esta gama de cirurgias ditas menores.

numeros ancoras 1ª. Consulta

Na primeira consulta o novo paciente deve responder uma série de perguntas planejadas para se obter as informações relativas às condições de saúde e tratamentos que tenham relação direta com o tratamento dental. Muitas condições gerais predispõem à complicações do tratamento.

numeros ancoras

numeros ancoras Medicação pré-operatória?

Uma pré-medicação pode ser utilizada para manter o paciente tranquilo durante todos os procedimentos operatórios.

As cirurgias orais mais comuns no consultório odontológico, são chamadas exodontias simples e ocorrem pela presença de cárie com destruição do dente impedindo uma restauração da anatomia e função dos mesmos.

numeros ancoras Tipos de cirurgias

Existem diversas cirurgias odontológicas e entre elas:

- Remoção de dentes inclusos/ semi inclusos ou impactados (ex. terceiros molares, caninos)
- Remoção de cistos (apicectomia)
- Freio Labial ou lingual
- Biópsia
- Cirurgia por motivo protético (pré-protética - realizadas antes da colocação de uma prótese)
- Remoção de dentes supra numerários
- Pericoronarite
- Remoção de lesões patológicas (como ameloblastoma)

numeros ancoras Indicações das exodontias

- Cárie e suas complicações
- Dentes desvitalizados com focos infecciosos na raiz
- Dentes sobre traços de fratura
- Acidentes dos terceiros molares
- Motivos ortodônticos
- Dentes com lesões periodontais avançadas com grande mobilidade
- Razões protéticas e/ou estéticas
- Dentes Supra-numerários
- Inclusos/Semi-inclusos ou impactados

Dentes do siso

numeros ancoras Quantos dentes do siso existem?
Existem quatro dentes do siso: dois superiores, sendo um direito e um esquerdo, e dois inferiores, também direito e esquerdo.

numeros ancoras

numeros ancoras Em que idade eles normalmente erupcionam?
A erupção ocorre normalmente dos 17 aos 20 anos; portanto, são os últimos dentes da dentição a erupcionar.

numeros ancoras

numeros ancoras Todo mundo tem o dente do siso?
Não.

numeros ancoras

numeros ancoras Por que às vezes eles não erupcionam?
Porque algumas pessoas não possuem mesmo o dente do siso (germe dental); às vezes, não erupcíonam por falta de espaço na arcada dental, ou ainda, pela posição horizontal do dente, o que dificulta a sua irrupção.

numeros ancoras

numeros ancoras 0 que acontece se ele ficar dentro do osso (não erupcionar)?
Pode produzir reabsorções de dentes vizinhos, transtornos dolorosos ao paciente e possíveis degenerações (lesões císticas).

numeros ancoras

numeros ancoras 0 que acontece se ele erupcionar parcialmente?
A erupção parcial ocorre geralmente por falta de espaço na arcada ou pela posição horizontal do dente. Ambos os casos dificultam a erupção, ocorrendo, dessa forma, a erupção parcial do siso. Esse quadro pode provocar gengivites (inflamação da gengiva), abscessos na região, irritação local, dor e edema.

numeros ancoras

Há duas correntes: a primeira diz que, se houver espaço suficiente para a erupção do siso e o paciente não tiver tendência a apinhamento (mudança de posição), não haverá roblemas; já a segunda diz que, se o espaço for insuficiente e o paciente, submetido à ortodontia e com tendência a apinhamentos, ou mesmo, só submetido à ortodontia, mas com a mesma tendência, poderá ter problemas futuros, como o apinhamento de dentes.

numeros ancoras

Deve ser feita a remoção do tampão gengival que cobre parcialmente a superfície dental (ulectomia) ou a curetagem gengival, ambos realizados pelo profissional. 0 paciente, para melhorar esse quadro inflamatório, poderá realizar higiene oral rigorosa no local; bochechos com anti-sépticos bucais podem amenizar o quadro, mas, para resolver o problema, o paciente deverá procurar um cirurgião-dentista.

numeros ancoras

numeros ancoras Quando é indicada a extração do siso?
A sua extração está indicada na ausência de espaço para a erupção, no posicionamento horizontal do siso, nos quadros de dor e quando se inicia a erupção e esta não se completa, ou seja, há erupção parcial do siso. Quando se faz a extração de um siso, provavelmente terá que ser feita a extração de ambos os sisos do mesmo lado, isto é, do superior e do inferior.

Atendimento online:

CUNHA FERREIRA ODONTOLOGIA & ASSOCIADOS
Av. Paulista, 1499, Loja 59 - Piso Alameda Casa Branca - ao lado do Metrô  Trianon-Masp Logo metro
Galeria Conde Andrea Matarazzo - São Paulo - SP - CEP 01311-200
Tel.: (11) 3555-1544 E-mail: cfodonto@cfodonto.com.br